A carreira de François caracteriza-se por duas vertentes principais.
A primeira inclui múltiplas experiências nos setores dos bens de consumo e da distribuição, onde assumiu responsabilidades nas áreas de vendas e marketing, nomeadamente em multinacionais como a Coca-Cola.
A segunda está ligada ao empreendedorismo. Antes de fundar a Daily & Co, François já tinha criado duas startups no mundo da distribuição e dos marketplaces, tendo lançado a primeira aos 25 anos.
Foram estas experiências diversificadas que o levaram a criar a Daily & Co.
Após trabalhar nos setores de bens de consumo e retalho, apercebi-me que, embora seja relativamente simples vender num único canal de distribuição num único país, a complexidade aumenta significativamente quando se multiplicam os canais e os países, tanto a nível organizacional como em termos de necessidades de IT e marketing. Existiam várias aplicações para distribuição de produtos online, mas faltava uma solução one-stop-shop na Europa.
É isto que oferecemos hoje através da DAILY&CO. Desenvolvemos uma solução híbrida que combina capacidade humana e tecnologias proprietárias dedicadas. Esta solução permite-nos integrar toda a cadeia de distribuição digital em nome dos nossos clientes.
Os nossos clientes são principalmente fabricantes que comercializam os seus produtos num modelo Business to Business. Oferecemos-lhes um acesso 360° sob a forma de one-stop shop para vendas a particulares, em todos os canais digitais, incluindo os marketplaces. Integramos a logística Direct To Consumer: fazemos o armazenamento dos produtos, a sua comercialização, gerimos as entregas, a faturação e fornecemos o serviço pós-venda e apoio ao cliente.
O projeto começou a ganhar forma em 2018, culminando numa solução 100% operacional pronta para comercialização em 2021. Recebemos dois apoios financeiros: primeiro em love money e depois em Seed, num valor aproximado de 500.000 euros.
A médio prazo, pretendemos criar a maior rede de distribuição digital europeia, unificando o maior número possível de mercados num único canal para os nossos Parceiros. Até à data, agregámos cerca de 30 mercados em 8 países europeus, o que representa mais de 1,5 mil milhões de visitantes mensais. Continuamos mensalmente a adicionar especialistas e generalistas e a reforçar a nossa posição em mercados-chave como a Alemanha e o Reino Unido.
Os nossos desafios imediatos passam por continuar a aumentar a tração do nosso modelo de negócio, visando angariar 25 novos clientes em 2022 para atingir um total de 40 e alcançar 6 milhões de euros em GMV. Para isso, precisamos de continuar a expandir a nossa equipa nas áreas de IT e comercial. Estamos também a iniciar uma ronda de angariação de fundos Série A para acelerar este desenvolvimento.
Tendo em conta o nosso projeto e os nossos desafios, procuramos um escritório de contabilidade que tenha uma verdadeira compreensão do nosso negócio, do nosso meio, do seu âmbito e das suas implicações. Precisávamos de proatividade, aconselhamento e apoio sólido para responder às nossas necessidades e até antecipá-las.
A Joongle demonstrou essa capacidade e tem-nos acompanhado de forma muito profissional. Hoje, confiamos plenamente no nosso parceiro de contabilidade. Mantemos comunicações regulares e organizamos reuniões específicas sempre que necessário.
As nossas necessidades eram bastante complexas, considerando o nosso negócio em diversos países. Antes da mudança para o OSS europeu, geríamos declarações de IVA em cada um dos países de venda.
A Joongle apoiou-nos e aconselhou-nos em projetos sensíveis com elevado impacto, como:
A grande questão atual é o one-stop shop. Desde 1 de julho de 2021, o One Stop Shop tornou-se operacional. Este sistema, disponibilizado pelas autoridades fiscais de cada país, visa simplificar e harmonizar os procedimentos na UE para a gestão e entrega do IVA cobrado.
A Joongle aconselhou-nos sobre a melhor abordagem operacional para controlar o perímetro em que a Daily & Co opera. Entre outras responsabilidades, eles:
Para nós, o que fez toda a diferença foi a especialização da empresa em questões específicas relacionadas com o comércio eletrónico, bem como a sua proximidade. A nossa relação é simples, humana e a comunicação é praticamente instantânea.
Proximidade e Humanidade