Duas orientações principais caracterizam a carreira do François.
A primeira é constituída por múltiplas experiências nos setores dos bens de consumo e da distribuição, onde o François tem tido responsabilidades de vendas e marketing, nomeadamente no seio de multinacionais como a Coca-Cola.
A segunda está virada para o empreendedorismo.
De facto, antes de fundar a Daily & Co o François já tinha criado duas startups. Empresas do mundo da distribuição e dos marketplaces, a primeira das quais foi criada aos 25 anos de idade.
Foram estas diferentes experiências que levaram o François a criar a Daily & Co.
Depois de trabalhar nos setores de bens de consumo e retalho, percebi que é bastante simples vender num único canal de distribuição num único país, mas quando se multiplicam os canais e os países, a complexidade aumenta, tanto em termos de organização como de necessidades de IT e de marketing.
Havia muitas aplicações para a distribuição de produtos online, mas não havia uma solução de one stop-shop na Europa.
Isto é o que propomos hoje através da DAILY&CO.
Criámos uma solução híbrida que combina capacidade humana e tecnologias proprietárias dedicadas. Esta solução permite-nos integrar toda a cadeia de distribuição digital em nome dos nossos clientes.
Os nossos clientes são principalmente fabricantes que comercializam os seus produtos com um modelo Business to Business.
Oferecemos-lhes um acesso 360° sob a forma de one-stop shop para vendas a particulares, em todos os canais digitais, incluindo os marketplaces.
Integramos a logística Direct To Consumer: armazenamos os produtos, colocamo-los à venda, gerimos a entrega, a faturação e fornecemos o serviço pós-venda e o serviço ao cliente.
O projeto começou a tomar forma em 2018, levando a uma solução 100% operacional pronta para ser comercializada em 2021.
Fomos apoiados financeiramente duas vezes, primeiro em love money e depois em Seed por cerca de 500.000 euros.
A médio prazo, queremos criar a maior rede de distribuição digital europeia, unificando o maior número possível de mercados num único canal para os nossos Parceiros.
Até à data, agregámos cerca de 30 mercados em 8 países europeus, o que representa mais de 1,5 mil milhões de visitantes por mês.
Todos os meses continuamos a abrir especialistas e generalistas e a reforçar a nossa posição em países-chave como a Alemanha e o Reino Unido.
Os nossos desafios a curto prazo são continuar a aumentar a tração do nosso modelo de negócio, procurando 25 novos clientes em 2022 para atingir 40 e atingir 6 milhões de euros na GMV.
Para o conseguirmos, precisamos de continuar a expandir a nossa equipa nas funções de IT e comercial.
Estamos também a entrar numa fase de angariação de fundos na Serie A para acelerar este desenvolvimento.
Dado o projeto e os nossos desafios, o nosso escritório de contabilidade deve ter uma compreensão real do nosso negócio, do nosso meio, do seu âmbito e das suas implicações.
Procurávamos uma certa pró-actividade, aconselhamento e apoio sério para responder às nossas necessidades e até anteciparmo-nos a elas.
A Joongle foi capaz de demonstrar a sua capacidade e acompanhou-nos de uma forma muito profissional.
Hoje, confiamos na nossa empresa de contabilidade, que é uma verdadeira parceira.
Temos comunicações regulares e organizamos reuniões específicas quando necessário.
As nossas necessidades eram bastante complexas tendo em conta o nosso negócio em diversos países. Antes da mudança para o OSS europeu, estávamos a gerir as declarações de IVA em cada um dos países de venda.
A Joongle apoiou-nos e aconselhou-nos em projetos sensíveis em que os nossos interesses eram elevados, tais como
– Declarações de IVA,
– Conformidade com os requisitos fiscais em Portugal,
– Gestão de stocks em armazéns europeus,
– Brexit,
ou a transição para o One Stop Shop…
Dado o projeto e os nossos desafios, o nosso escritório de contabilidade deve ter uma compreensão real do nosso negócio, do nosso meio, do seu âmbito e das suas implicações.
Procurávamos uma certa pró-actividade, aconselhamento e apoio sério para responder às nossas necessidades e até anteciparmo-nos a elas.
A Joongle foi capaz de demonstrar a sua capacidade e acompanhou-nos de uma forma muito profissional.
Hoje, confiamos na nossa empresa de contabilidade, que é uma verdadeira parceira.
Temos comunicações regulares e organizamos reuniões específicas quando necessário.
A grande questão atual é o one-stop shop.
Desde 1 de Julho de 2021, o One Stop Shop tornou-se operacional.
Este sistema, fornecido pelas autoridades fiscais de cada país, visa simplificar e harmonizar os procedimentos na UE para as exigências e entrega do IVA cobrado.
A Joongle aconselhou-nos sobre a melhor abordagem operacional, de forma a controlar o perímetro em que a Daily & Co evolui.
Entre outras coisas, eles:
Para nós, o que fez toda a diferença foi a especialização da empresa em assuntos específicos relacionados com o comércio eletrónico, bem como a sua proximidade.
A nossa relação é simples, humana e os nossos contactos são quase instantâneos.
Proximidade e Humanidade