Envie de Lisbonne

Entrevista com Jean Luc Paulhe,
Fundador

Jean Luc desenvolveu grande parte da sua carreira no grupo francês EDF. Começou como engenheiro de qualidade em 2000, assumindo rapidamente funções na área de compras, onde permaneceu quase 20 anos. Em 2018, tornou-se gestor de contas-chave no Departamento Comercial da EDF. Em 2019, deixou Paris para se estabelecer em Portugal, criando a Envie de Lisbonne.

Como nasceu o projecto?

A Envie de Lisbonne nasceu de uma constatação pessoal. Instalar-se, alugar ou comprar um imóvel sendo estrangeiro, ou mesmo à distância, é um verdadeiro desafio. Pessoalmente, precisei de 4 anos para o conseguir quando ainda vivia em Paris. Não me senti devidamente acompanhado. E, embora o mercado imobiliário continue muito competitivo, quando se trata de acompanhar famílias no processo de instalação, estas encontram-se frequentemente desamparadas.

Com a Envie de Lisbonne, quis criar um conceito diferenciador, totalmente centrado no serviço. A empresa oferece serviços de procura para compra ou arrendamento de apartamentos, mas sobretudo disponibiliza um serviço chave-na-mão, integrado no processo de compra, para facilitar a instalação.

Pretendi que este serviço fosse o mais completo possível e totalmente adequado às necessidades das famílias estrangeiras. A Envie de Lisbonne oferece:

  • Apoio fiscal (reunião com especialista para definição de estratégia fiscal clara)
  • Apoio administrativo completo
  • Inscrição em escolas ou creches
  • Abertura de contratos de eletricidade, gás, água e internet
  • Através da nossa rede de parceiros, oferecemos também serviços de mudanças e legalização de veículos

Acompanhamos frequentemente famílias estrangeiras que escolhem Portugal pela qualidade de vida. São pessoas que mantêm os seus negócios em Paris, Londres ou Berlim, estão em mobilidade profissional ou chegam para iniciar um negócio. Nestes casos, apoiamos também na criação da atividade, estabelecendo contacto com parceiros selecionados.

Pensamos igualmente no cônjuge ‘acompanhante’, que frequentemente se sente algo isolado. Disponibilizamo-nos para estabelecer contactos com agências de recrutamento ou com pessoas em situações semelhantes.

A Envie de Lisbonne presta um serviço muito humano, um apoio eficiente e próximo. Sabemos que a mudança é um processo rico e complexo que pode tornar-se rapidamente difícil de gerir, e cabe-nos a nós torná-lo simples e transparente.

Quais são os vossos desafios atuais?

Desde 2019, o nosso volume de negócios duplicou todos os anos.
Estamos a trabalhar para assegurar que este crescimento continue a este ritmo, mantendo os nossos serviços de relocalização e acelerando as actividades de procura de apartamentos para investidores.
Temos a ambição de abrir um escritório no Porto em 2023 com o recrutamento de uma pessoa adicional.

Como começou a colaboração com a Joongle?

O meu primeiro negócio foi no estrangeiro e, durante o primeiro ano, a relação com o meu contabilista foi desastrosa. No primeiro ano, talvez mais do que nos outros, o apoio deve ser mais sólido e constante – tudo é novo e tudo é potencialmente fonte de stress.

Conheci a Joongle num evento empresarial. De forma muito natural, conversámos e em apenas 30 minutos recebi tantos conselhos e informações úteis que, algumas semanas depois, decidi mudar do meu escritório de contabilidade da altura. Esta relação já dura há mais de dois anos.

O que espera de um escritório de contabilidade?

Espero atualizações regulares, aconselhamento sobre otimização das minhas contas, sobre recrutamento e sobre gestão diária. Procuro um escritório que me possa apoiar, defendendo plenamente os meus interesses. Comunicamos muito, a equipa Joongle compreende o meu negócio e os meus desafios e, mesmo que isso implique mais trabalho, sei que aconselharão sempre as opções mais adequadas para o meu negócio.

A Joongle tem uma equipa sólida com um verdadeiro espírito de serviço e, como benefício adicional, o apoio é em francês.

Pode dar um exemplo concreto?

No meu primeiro recrutamento, recebi um apoio excecional. Na primeira deslocação da equipa a uma feira no estrangeiro, o apoio foi igualmente excecional. Na primeira gestão de baixa médica de um colaborador, disponibilizaram-se totalmente. Garantiram que não sofremos qualquer sobrecarga administrativa, stress ou perda financeira, tanto do lado da empresa como dos colaboradores. Assumiram a responsabilidade e acompanharam-nos durante todo o processo.

Como é a relação no dia a dia?

A relação diária é simples e eles estão sempre disponíveis (e sei como isso pode ser difícil de encontrar). Tenho sempre resposta para as minhas questões.

Além disso, temos uma rotina de trabalho e revisões trimestrais que nos ajudam a compreender como otimizar a gestão do negócio. Descobri que a relação com um contabilista pode ser uma relação de proximidade com um verdadeiro carácter consultivo.

Uma palavra para descrever a Joongle?

Disponibilidade (e sorriso :))

https://joongle.pt/wp-content/uploads/2024/09/logo-joongle.png