Envie de Lisbonne

Apresentação do Fundador,
Jean Luc Paulhe

O Jean Luc passou grande parte da sua carreira no seio do grupo francês EDF
Depois de começar como engenheiro de qualidade em 2000, rapidamente se tornou comprador e passou quase 20 anos no departamento de compras do grupo.
Em 2018, tornou-se um gestor de contas-chave no Departamento Comercial da EDF.
Em 2019, deixou Paris para se instalar em Portugal.
À sua chegada, criou a Envie de Lisbonne.

Como nasceu o projecto?

A Envie de Lisbonne nasceu de uma constatação.
Instalar-se, alugar ou comprar um imóvel quando é um estrangeiro, ou mesmo quando vive à distância, é um verdadeiro desafio.
Pessoalmente, precisei de 4 anos para o conseguir, quando ainda era parisiense. Não me senti acompanhado.
E, embora o mercado imobiliário permaneça muito competitivo, quando se trata de acompanhar famílias em serviços de instalação pura, estas encontram-se frequentemente abandonadas.
Através da Envie de Lisbonne, eu queria oferecer um conceito diferenciador, totalmente concebido em torno do serviço.
A empresa oferece serviços de procura para compra ou aluguer de apartamentos,
mas sobretudo oferece um serviço chave-na-mão, integrado no processo de compra, para o ajudar a instalar-se.

Queria que este serviço fosse o mais completo possível e totalmente de acordo com as necessidades das famílias estrangeiras.
A Envie de Lisbonne oferece :
- Apoio fiscal (uma reunião com um especialista em impostos para permitir a implementação de uma estratégia fiscal clara),
- Apoio administrativo completo,
- Inscrição em escolas ou infantários,
- Abertura de contratos de electricidade, gás, água e internet…

Graças à nossa rede de parceiros, oferecemos também serviços relacionados com mudanças e a legalização de veículos.
Acompanhamos frequentemente famílias estrangeiras que escolhem Portugal para uma melhor qualidade de vida.
São pessoas que mantêm os seus negócios em Paris, Londres ou Berlim, ou estão em mobilidade profissional ou chegam para iniciar um negócio.

Neste caso, acompanhamo-los também na criação da sua actividade, pondo-os em contacto com parceiros seleccionados.
Pensamos também no cônjuge “seguidor”, que frequentemente se sente um pouco solitário.
Disponibilizamo-nos a pô-los em contacto com agências de recrutamento, ou mesmo com pessoas que já se encontram nesta situação há algum tempo.

A Envie de Lisbonne presta um serviço muito humano, um apoio eficiente e de proximidade.
Sabemos que a mudança é um assunto rico e complexo que se pode tornar rapidamente difícil de gerir, e é a nós que cabe torná-lo simples e transparente.

Quais são os seus desafios a curto e médio prazo?

Desde 2019, o nosso volume de negócios duplicou todos os anos.
Estamos a trabalhar para assegurar que este crescimento continue a este ritmo, mantendo os nossos serviços de relocalização e acelerando as actividades de procura de apartamentos para investidores.
Temos a ambição de abrir um escritório no Porto em 2023 com o recrutamento de uma pessoa adicional.

Quando começou a colaboração com a Joongle?

O meu primeiro negócio foi no estrangeiro, e durante o meu primeiro ano, o relacionamento com o meu contabilista foi catastrófico.
No primeiro ano, talvez mais do que os outros, o apoio deve ser mais firme e constante, tudo é novo e tudo é potencialmente sinónimo de stress.

Conheci a Joongle num evento empresarial, de uma forma muito simples conversamos e após 30 minutos tive tantos conselhos e informações que algumas semanas mais tarde decidi deixar o meu escritório de então.

Esta relação já dura há mais de dois anos.

O que espera da sua empresa de contabilidade?

Espero actualizações regulares, conselhos sobre a optimização das minhas contas, sobre recrutamento ou sobre gestão diária.
Conto que o escritório me possa apoiar, defendendo plenamente os meus interesses.
Falamos muito, a equipa Joongle compreende o meu negócio, os meus problemas e, mesmo que isso lhes dê mais trabalho, sei que eles aconselharão sempre as opções mais apropriadas para o meu negócio.

A Joongle possui uma equipa sólida com um verdadeiro sentido de serviço e o pequeno extra, o apoio é francófono.

Um exemplo concreto?

No meu primeiro recrutamento, recebi um apoio 5 estrelas.
Na primeira viagem da equipa a uma feira comercial no estrangeiro, recebi apoio 5 estrelas.
Na primeira gestão da ausência por doença do meu colaborador, eles disponibilizaram-se totalmente.
Asseguraram que não sofremos qualquer encargo administrativo, stress ou perda financeira do lado da empresa ou dos empregados:
Eles encarregaram-se do assunto e acompanharam-nos ao longo de todo o processo.

Qual é a sua relação no dia-a-dia?

A relação diária é simples e estão muito disponíveis (e eu sei como isso pode ser difícil de encontrar).
Tenho sempre respostas para as minhas perguntas.
Além disso, temos uma rotina de trabalho e revisões trimestrais que nos ajudam a compreender como optimizar a gestão do negócio.
Descobri que a relação com um contabilista pode ser uma relação de proximidade com um verdadeiro carácter consultivo.

1 palavra para descrever a Joongle?

Disponibilidade (e sorriso :))

https://joongle.pt/wp-content/uploads/2024/09/logo-joongle.png